quinta-feira, 16 de junho de 2011

     “GESTÃO DA REDE PARTICULAR DE ENSINO”


Em palestra aos estudantes do programa Profuncionário Pantanal, professora e Mestra em educação Ligia Maria Baruki e Mello mostraram que “GESTÃO DE INSTITUIÇÃO ESCOLAR: PRIVADA/PARTICULAR OU PÚBLICA, É QUESTÃO DE TRABALHO COOPERATIVO E PARTICIPATIVO”. Dessa forma a mestra mostrou aos estudantes o que é gestão e seus objetivos. Afirmou que gestão é a capacidade de fazer o que precisa ser feito, é conduzir a organização para cumprir a sua missão com planejamento, organização, coordenação e controle.



Destacou ainda que o gestor deva ter sempre em mente as atribuições definidas nos instrumentos legais destacando a Constituição Federal, Constituição Estadual e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1.996) bem como as leis municipais, Estatuto da Criança e do Adolescente, o Regimento Interno Escolar e o Projeto Político Pedagógico da instituição. A professora Mestra Ligia relacionou os principais aspectos do perfil do gestor como pré-disposição para o trabalho coletivo-participativo, a facilidade de articular e mediar os segmentos internos e externos, a iniciativa e firmeza de propósito para realizar ações, o conhecimento dos assuntos técnicos, administrativos e financeiros legais e o espírito ético e solidário.

Com muita clareza a professora Mestra Ligia descreveu o Sistema Estadual, o Sistema Municipal e o Sistema Particular de ensino, ressaltando que este último se intersecciona com os outros sistemas: quando trata da Educação Infantil com o Sistema Municipal e quando se trata do Ensino Médio com o Sistema Estadual de Educação



Concluindo a Mestra afirmou que “Mulheres e Homens, somos os únicos seres que, social ou historicamente, nos tornamos capazes de apreender. Por isso, somos os únicos em quem aprender é uma aventura criadora, algo, por isso mesmo muito mais rico do que meramente repetir a lição dada. Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e a aventura do espírito”

Com a colaboração de educadores de renome o programa Profuncionário Pantanal vai construindo o saber de seus estudantes tornando-os cada vez mais cidadãos conscientes de suas funções como Servidores Públicos.



Corumbá/MS junho de 2011

Nenhum comentário: